segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dermofarmácia e cosmética

Como ontem não tive tempo para fazer o post prometido acerca do workshop a que fui no sábado, hoje aqui está ele...

De um modo geral achei super interessante, aprendi imensas coisas que desconhecia e fiquei a conhecer bastante melhor as gamas da Eucerin e da Roc, não gostei da apresentação da Oriflame e comparada com as outras duas deixou muito a desejar, já para não falar que não tiveram o cuidado tal como as outras marcas de oferecer amostras, a única coisa que disponibilizaram foram uns catálogos (fora de validade) e umas cópias da apresentação (que não chegaram para todos os inscritos, incluindo eu). 






É impossível falar acerca de tudo o que foi dito, por muito que eu queira, no entanto vou deixar aqui algumas curiosidades e tentar justificar o  porque de algumas coisas...

1- As bases independentemente de termos pele seca ou não devem ser SEMPRE oil free e se possível não comedogénicas (isto é, não obstruem os poros da pele e consequentemente não causam comedões, que levam à formação de imperfeições, como borbulhas). 

2- O esfoliante deve ser utilizado normalmente uma vez por semana, isto para uma limpeza mais eficaz da pele, já que o esfoliante possui uma limpeza química (semelhante à do produto de limpeza utilizado diariamente de manhã e à noite) e uma limpeza mecânica concedida pelas esferas que estes normalmente possuem, tornado o processo de obstrução/limpeza dos poros mais eficaz. 

3- O processo de limpeza da pele é de extrema importância não só para a limpeza da pele em si, mas também para fazer "funcionar" todos os outros cremes que aplicamos. Caso a pele não esteja devidamente limpa os cremes não vão ser absorvidos, já que os poros estão obstruídos.

4- Os cuidados com a nossa alimentação são fundamentais para a manutenção de uma pele saudável, deve-se por isso ter em atenção o consumo de lípidos (tornam a pele oleosa), de frutas, vegetais etc. e o cuidado de beber bastante água (1,5L-3L diáriamente) para manter a pele hidratada. 

5- Não sei se já repararam mas geralmente os cremes de olhos vêm em tubo, não no típico boião e isso têm uma razão de ser. Como os olhos são uma área muito sensível merecem toda a nossa atenção e o facto de ter um produto em boião é sinónimo de maior probabilidade de contaminação, uma vez que  vamos estar a submeter o produto em si  ao contacto com as nossas mãos e assim depositar bactérias que podem futuramente levar à contaminação. O creme de olhos deve ser aplicado na parte inferior, ou seja, na zona das olheiras e por capilaridade irá abranger todo o olho. 

6- A partir dos 25 anos é uma boa altura para se começar a usar cremes para prevenir as rugas, até então um hidratante adequado ao tipo de pele é o bastante.

7- Uso de protector solar, SEMPRE, uma das maiores causas de envelhecimento da nossa pele é o excesso de exposição a radiações solares, escusado será dizer que um bom bronzeado é bonito mas não faz bem. Não esquecer usar também um batom com protecção. 

8- O tónico (usado diariamente, duas vezes ao dia) deve ser aplicado com "batidinhas",  não espalhado,  pois este têm a função de nutrir e é melhor absorvido quando aplicado assim. 

9- Quando aplicam um creme e notam que ele se está a "esfarelar" não significa que ele esteja necessariamente estragado, mas sim que não estão a aplicar da forma correcta, deve ser aplicado com "batidinhas" e não por arrastamento. 

10- A diferença entre um creme de dia e um creme de noite consiste no facto de que o creme de noite é muito mais nutritivo e possui muitos mais agentes reparadores, já que durante a noite a nossa pele têm uma maior capacidade de regeneração. 

(Continua....)




13 comentários:

The Juicy Glambition disse...

Foram óptimas dicas. A única coisa que não consigo fazer é beber 1.5l de água por dia mas já ando a trabalhar nisso. Beijinho

catarina coelho disse...

esses produtos são maravilhosos :)
eu bebo mais que 1,5 L de água por dia, aliás, eu só bebo água :)
beijinho *

Página ao Lado disse...

gosto bastante da eucerin! Já a ROC ainda não experimentei!

Depois é só preciso de continuar de ler as dicas..

Raquel C. disse...

Super informativo ! Já fiquei a saber muita coisa que não sabia . =)

xx
http://likeaf.blogspot.com

AndreiaC disse...

adorava experimentar eucerin! depois conta-me o que achaste o livro! estou a seguir, beijinho

Adriana disse...

Obrigada pela tua visita:D, eu tambem gostei muito deles :b.

Espero ter a tua visita mais vezes no meu blog!

beijinhos

http://mygoldsecret.blogspot.com

mademoiselle joanne disse...

costumo usar a Eucerin também...estou a gostar imenso, obrigada pelas informações =)

Beautiful By J. disse...

Nunca utilizei produtos da Eucerin, mas gosto dos da Roc =)
Estou a adorar o blog, já estou a seguir =)

Trendytwins disse...

boas dicas!!!

Trendytwins disse...

gostamos!! vamos seguir :)

Patricia Lopes disse...

Gostei bastante deste post, tiranos algumas duvidas que temos :)
Obrigada <3

Aida disse...

Adorei o post, ta fantastico!! Super util!


http://placequotehere.blogspot.com

Carol disse...

O teu blog é muito inspirador e útil! Tem ótimas dicas de beleza! Por essa razão já estou a seguir. :)
De momento estou a experimentar Eucerin! Gosto. MAs são apenas amostras e não consigo ter muito bem a percepção dos resultados. Vou investir agora numa gama para cuidar ainda mais da minha pele :)
Mas já sigo alguns cuidados com a pele! :)

Beijinhos e até brevE!!!