sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O fim da base...


Saiu recentemente uma notícia na Vogue Brasileira que mete fim ao uso da base.  Quando li a notícia fiquei um tanto ao quanto curiosa e muito, muito contente.  Não sou apologista do uso de base até porque é muito raro eu usar, mesmo muito raro, é certo que também não tenho muitas imperfeições e claro que se as tivesse com certeza que lhe iria dar mais uso, mas também o facto de não as ter reflecte todos os cuidados diários que tenho com a minha pele (ok, também tenho uma pele bastante boa e pouco problemática, thanks god). Adoro maquilhagem  mas não concordo com o uso excessivo/abusivo da mesma  acho que para andarmos bem não precisamos de mil e uma coisas, por vezes um lápis, um rímel, um blush e um batom é tudo o que precisamos.  Faz-me imensa confusão aquelas pessoas que usam base TODOS os dias e pior que isso que usam uma base qualquer, muitas delas compradas nos chineses e afins (as quais não são testadas dermatologicamente e contêm uma quantidade de porcarias incrível) a base deve na minha opinião ser o item de maquilhagem em que se investe mais e tem que ser sem dúvida algum o melhor em termos de qualidade, basta pensarmos que é ela que tem maior contacto com o rosto e por isso também o mais absorvido pela nossa pele, comparativamente com uma sombra ou um lápis, por exemplo. A base não deixa a pele respirar porque entope os poros, claro que à bases e bases mas nunca deixa de ser uma “barreira” por isso o seu uso não deve de todo ser frequente. Felizmente (isto na minha opinião claro) parece que a base vai deixar de existir, isto porque, hoje em dia todas nós já temos imensos cuidados com a nossa pele e por isso não necessitamos de estar a “esconder” o que quer que seja e mais importante do que esconder é sem dúvida alguma tratar. Sem uma base (face neste caso)  tratada não vai ser a maquilhagem que vai fazer milagres, tudo bem às vezes faz, mas o que eu quero dizer mesmo é que temos que cuidar de nós para que as coisas nos fiquem realmente bem, porque se tivermos uma pele cheia de borbulhas e imperfeições por mais que a maquilhagem esconda nunca vai ficar perfect. No entanto,  por muito bem que tratemos dela surgem sempre pequenas coisas que nos fazem trepar paredes quando nos olhamos ao espelho de manhã (ou porque comemos chocolate, ou porque andamos stressadas, etc.) por isso existem agora alternativas á base como o BBcream que já todas conhecemos e que é um creme hidratante ligeiramente pigmentado  que vai auxiliar na “camuflagem” que por vezes pode ser complementada com um corrector. O Embryolisse já muito conhecido  também aqui pela blogosfera que é o “todo poderoso”,  muito utilizado pelos gurus da maquilhagem este creme faz mil e uma coisas, é basicamente um hidratante multi-usos  que pode ser usado como hidratante diário, como primer para a maquilhagem, como desmaquilhante etc. (mais informações aqui e comprar aqui), com o desaparecimento da base estes dois são  um “must have”  sem dúvida alguma.   Resumidamente com o fim da base pretende-se peles naturais e radiantes, não bonequinhas de porcelana e sem dúvida que isto vai trazer impactos para a saúde da mesma  já que não a estamos a submeter a tantas agressões.


Sei que o poste está enorme, peço mil e um desculpa e obrigado a quem leu até ao fim…



Podem ler o artigo aqui

15 comentários:

-telmasofia disse...

Adorei o post! Muito bem dito*
xx, telmasofiia.blogspot.com

Daniiela disse...

Eu uso base quase todos os dias (excepto ao fim de semana)... Tive bastantes problemas com acne e agora tenho muitas marcas e poros abertos. Já que tive de andar na rua durante anos com a cara naquele estado, agora sinto que tenho o direito de esconder um poucos os defeitos dela e andar mais "apresentável" por isso gosto de usar :) Mas claro que nunca fico com cara de boneca de porcelana porque as minhas bases têm uma cobertura bastante leve. Mas ando a pensar substitui-la por um BB creme e acho que vou mesmo comprar um em breve =)
Tens sorte em não ter problemas de pele :P

Kat Marie disse...

Eu li até ao fim!!ahah olha eu até há bem pouco tempo não tinha grandes cuidados nem grandes imperfeições...até que, e devido ao stress, tive um ataque de acne, felizmente localizado apenas no queixo!Agora lavo smp de manhã e de noite, uso smp protector solar e hidratante específico...quanto a base (que também não uso smp) tem que ser (segundo a dermatologista) fluída e oil free!Ainda não comprei...mas esse cremes parecem-me muito bem, saber é se posso usá-los!?

http://kat-maries.blogspot.com/

Gleyce K disse...

Vou te confessar que não uso base. Minhas makes são sempre o mais natural possível. Costumo passar um pouco de pó compacto, blush e rímel. E para completar um brilho labial.
Sempre lavo meu rosto no mínimo duas vezes ao dia com sabonete neutro, para limpar a pele.

Adorei seu blog. Lógico que não poderia deixar de segui-lo. Aproveito para lhe convidar à conhecer meu site e se gostar, segui-lo.

Fashion World Feminino | Fan Page | Twitter

Beijinhos!!!

Kishikiari disse...

não me tiram a base, temos pena :P

Choques Rosa disse...

Eu nunca tive acne nem problemas de pele por isso mesmo considero-me uma sortuda. Mas uso base, excepto quando estou em casa...uso base para uniformizar a pele, dar uma ligeira cor e porque tenho de usar o corrector de olheiras e como este costuma ser mais claro que a pele coloco a base para depois lá está uniformizar. Normalmente uso corrector de olheiras, base, blush e batom gloss.. quando quero arranjar mais um bocadinho, acrescento um lápis e um rimel....mas sempre com hidratante por baixo. Com isso não quero fazer milagres, apenas realçar alguns pontos na minha cara.
Sempre tratei super bem da minha pele, desde sempre que uso bons cremes hidratantes de manhã e à noite,porque para mim a pele é tudo, é a nossa imagem.
Também me faz confusão pessoas que compram base nos chineses, que gastam um frasco inteiro quase num dia e ficam a aparecer sei la o quê, alias para mim isso dá um aspecto deslavado. Mas acho que isso é não saber tirar partido de si propria, nem dos produtos. Odeio isso numa mulher mas não sou contra o uso da base, acho que tudo tem que ser com conta, peso e medida..há pessoas é que não tem noção disto e estragam a sua própria imagem.

Patrícia Mendonça disse...

não pode ser, não posso viver sem a minha base x) preciso mesmo de tapar o que não gosto, mas se tivesse a pele como a tua aproveitava, pois às vezes dá preguiça todo o trabalho que dá a por :P

Sweet Little Stuff disse...

eu confesso que raramente uso base... mas já conheço este famoso produto, aliás já tenho e realmente dá resultado um bocadinho mais cuidado e mais perfeito porque como tem uma certa pigmentação tapa qualquer coisa (alisa a pele pelo menos) mas não dá aquele ar de base mesmo... ;)

mari disse...

olha a mim também não me vai fazer falta :) :)
**

sasha disse...

concordo, eu uso base frequentemente, mas é o investimento mais caro que tenho, não arrisco nisso.
Estou a seguir (passatempo na minha página) *

Cidade do Pecado disse...

Eu sou sincera, é raro utilizar base.
Só em alturas em que a minha pele esteja com mais imperfeições.
Tenho uma pele bonita por isso acaba por nem ser necessário.

Beijinho
Cidade do Pecado

Tânia Valadas disse...

A única coisa que uso diariamente é mesmo um corrector porque tenho imensas olheiras, um bocadinho de blush (quando me lembro!) e bâton para o cieiro. Por isso é-me um pouco indiferente se acabar por cair em desuso mas percebo que para aquelas pessoas que tem mais problemas de pele e/ou imperfeições fiquem um pouco reticentes!

joanaa disse...

oh obrigada :b

Carla Cunha disse...

Como diria a minha mãe: "nem tanto ao mar, nem tanto à serra!"

Tudo deve ser usado com conta,peso e medida e cada um deve usar aquilo que gosta e que o faz sentir-se bem!
Assim sendo, não creio que as bases vão acabar de todo! até porque as pessoas tÊm necessidades diferentes!

*Amanhã post novo no blog!

Beijo
Carla Cunha

http://alwaysbeautiful-by-carlacunha.blogspot.com/

Cáti disse...

muito interessante :) obrigada por partilhares*

eu uso base em mousse e quase nao se nota que tenho base, fica um efeito natural...mas hei-de experimentar isso! parecem-me é ser um bocado puxados (€)...

http://behindcatiseyes.blogspot.com/