terça-feira, 27 de março de 2012

Bolachinhas saudáveis!!

Quem me segue no face e no twitter sabe que hoje à tarde me deu para fazer bolachinhas, mas atenção que não são umas bolachinhas quaisquer.
 Eu não sou nada esquisita no que toca a bolachas, infelizmente, e se pode-se comi de todas e mais algumas, e acabava com um pacote num abrir e fechar de olhos, por vários motivos não o faço, primeiro porque sei que são bombas calóricas cheias de gordura que fazem mal para caraças ao meu colesterol, depois porque  me importo bastante com a minha  pançinha de lontra.  
Desde que estou a tirar licenciatura em Dietética e Nutrição preocupo-me muito mais com a alimentação,  nós não temos simplesmente noção das "porcarias" que comemos, começando nas bolachas que são BOMBAS calóricas e que fazem todos os dias parte da nossa alimentação (eu não passo sem comer bolachas um único dia e pelo que vejo a maioria das pessoas também não). Apesar de antes não me preocupar tanto, preocupava-me, aqui em casa sempre se fez imenso cuidado e já era um hábito fazermos bolachas, queques, bolos etc. para eu levar para o meu lanchinho na escola. Juntamente com este hábito que fui adquirindo, juntou-se ainda o meu gosto pela cozinha, sim eu gosto de cozinhar, e todas as semanas normalmente faço bolachas (ultimamente nem por isso porque tenho andado bastante ocupada), que supostamente deviam durar para a semana toda, o que não acontece. Bem, esta receita é bastante saudável, não têm ovos (não é que os ovos não sejam saudáveis, mas a mim que tenho colesterol não me fazem lá muito bem), não tem manteiga, não tem óleo, yeahh!! No entanto também se tornam um pouco calóricas, mas como as outras também são, que se opte por estas que acabam por ser  uma escolha saudável, mesmo assim acredito que tenham menos calorias que as de supermercado. Quem não gostar de cozinhar, não tem tempo etc, pode sempre optar por bolachas tipo Maria/Torrada que são uma excelente opção, porque ao contrário do que se pensa são estas as bolachas que no mercado tem menos gordura.   

Bolachas de aveia, mel e baunilha
Ingredientes:
2 chávenas de flocos de aveia;
3/4 chávena de azeite 
1/4 chávena de açúcar
1 e 1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de mel
6 colheres de sopa de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha 
1 chávena de noz em bocadinhos pequenos

Preparação:
Misturam-se todos os ingredientes (normalmente espero 5/10 minutos para ficarem todos bem ligados e para a massa adquirir alguma consistência) e fazem-se bolinhas, com o auxilio de um garfo achatam-se, de seguida colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e leva-se ao forno (190graus por 15/20 minutos). No fim é só retirar e deixar arrefecer numa grade e guardar. 


São super saborosas e cheiram deliciosamente bem. Como viram muito muito fáceis de fazer!!

22 comentários:

Cátia Rodrigues disse...

Mas eu sou tão gulosa, será que são docinhas?

Francesca disse...

love this cookies and also your blog! It's so nice!!! I follow you!
Pass to my blog and if it likes you follow me too, I will be so glad :D
kisses
http://francescagiusti.blogspot.com/

The Juicy Glambition disse...

Ai têm tão bom aspecto! Acho que é muito importante nós termos cuidado com a nossa alimentação!

Stefania B. disse...

oh I'm hungry now! they look delicious

catarina coelho disse...

têm um óptimo aspecto e parecem ser super fáceis de fazer, assim não vale :)

I want to be Barbie disse...

que bom aspecto :D

S. disse...

ficaram com óptimo aspecto msm!

ig disse...

hmm, parecem deliciosas!

S. disse...

Vou experimentar assim que tiver um tempinho!! :)
S.
A COZY BOX

Di* disse...

PAra além de saudaveis têm cá um aspecto hummmmmmmmmm

Trendytwins disse...

Que bom aspecto, sem dúvida a experimentar.

Blog 101 disse...

PArece um otimo snack!!!! Vou tentar jah que estou de regime é uma boa!!
Bjus
Dea
http://blog101.com.br

Mia disse...

Que aspecto! Obrigada pela dica ;)

Marella disse...

yummy post dear! Great blog!
Following! Follow back? <3

Hoochie Coochie Gal disse...

Nem imaginas o quanto este post me foi útil :D Andava mesmo à procura de umas bolachinhas dentro deste género! Obrigada pela partilha**

melody disse...

NHAM! Que óptimo aspecto! *

Kishikiari disse...

bolachas nunca são saudáveis, neber! lol mas têm bom aspecto

Sofia Rocha - My Drug is Fashion disse...

tem bom aspecto :)

novo post aqui: My Drug is Fashion

Nádia disse...

se são saudáveis ou não, não sei, mas que têm boooom aspecto, lá isso têm! ;)


My Fashion Insider

Rebekah Wing. disse...

wow, looks so yummy :)
in btw really nice blog you have here, dear!

xoxo

http://www.flirting-with-fashion.blogspot.com

Lady Glitter disse...

parecem deliciosas!!

Vamos seguir-nos uma à outra?

Buzz disse...

Eu sou tão gulosa!!!