sábado, 9 de junho de 2012

Mudar mentalidades....

Coisas que tem que se ouvir diariamente quando se está num curso de nutrição...
♥ Faz-me uma dieta.
♥ Isto faz mal?!
♥ O que é que tenho que mudar na minha alimentação para emagrecer?
♥ Se faz mal porque é que estás a comer?
♥ Estás a comer isso?? Olha que faz mal, olha que vais engordar.
♥ Estás tão magrinha vê-se logo que estás nesse curso.
♥ Não achas que estás magra de mais?
♥ Que dieta é que fazes?
♥ ...

A sério, às vezes não à paciência e aos poucos vou gostando cada vez menos destas mentalidades. Enquanto as pessoas não perceberem que dieta não se faz só para emagrecer, que não se vai a uma consulta de nutrição  só para perder 20kg e que não se fazem milagres, nada vai mudar. O nosso papel enquanto profissionais de saúde é muito mais que isso. Ao longo destes dois anos de curso, só vi duas pessoas darem realmente valor ao nosso trabalho, uma delas ex-bulímica e anoréxica e outra ovolactovegetariana. Isto porque perceberam que para se manterem saudáveis necessitavam de planos nutricionais adequados à sua condição. Saúde é sem dúvida a palavra chave, a palavra de ordem quando falamos em mudar hábitos alimentares . A meu ver, a procura de uma consulta, o querer fazer dieta, acima de tudo tem que estar ligado à palavra SAÚDE e manutenção de um estilo de vida saudável. É claro que a parte estética é importante e até considero que seja uma boa motivação para o tratamento correr bem, mas não é o fundamental. Como diz a minha professora de Patologia "A alimentação saudável é o medicamento que tomamos todos os dias" e é isto que tem que entrar na cabeça de meio mundo. Definitivamente é preciso mudar mentalidades... 


7 comentários:

A vida de saltos altos disse...

Tão verdade. Dieta ou alimentação saudável parece que são sinónimos de querer emagrecer.

Diliciousblush disse...

AS pessoas acham que nutricionistas só servem pa fazer planos para emagrecer e ponto. Infelizmente é mesmo assim

Catarina ♥ disse...

É verdade, por acaso tenho sempre em conta que na procura de um nutricionista é para ter uma alimentação melhor e não para emagrecer :) *

Unknown disse...

LOL como eu te entendo!
Tenho uma amiga no mesmo curso e ela queixa-se imenso disso.
E até eu no curso de Psicologia chateia-me qndo as pessoas falam de parvoíces começando assim: "tu que estás nesse curso deves saber que..." e depois dizem banalidades sem sentido nenhum. lol
enfim... deve acontecer com imensas pessoas de outros cursos.
Tem paciência, respira fundo e conta até 10! ;)

bjnhs e bom fim de semana,
Lu
http://sillywackytrue.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/sillywackytrue1

Kishikiari disse...

palminhas :)

Closet2Me disse...

Se é... e não só a nível de saúde, alimentação, como a forma de estar, viver e em relação à consciência e entre-ajuda não só pelos humanos mas, também pelos animais ;)

Vanessa Ferreira disse...

adorei teu blog