♥ Faz-me uma dieta.
♥ Isto faz mal?!
♥ O que é que tenho que mudar na minha alimentação para emagrecer?
♥ Se faz mal porque é que estás a comer?
♥ Estás a comer isso?? Olha que faz mal, olha que vais engordar.
♥ Estás tão magrinha vê-se logo que estás nesse curso.
♥ Não achas que estás magra de mais?
♥ Que dieta é que fazes?
♥ ...
A sério, às vezes não à paciência e aos poucos vou gostando cada vez menos destas mentalidades. Enquanto as pessoas não perceberem que dieta não se faz só para emagrecer, que não se vai a uma consulta de nutrição só para perder 20kg e que não se fazem milagres, nada vai mudar. O nosso papel enquanto profissionais de saúde é muito mais que isso. Ao longo destes dois anos de curso, só vi duas pessoas darem realmente valor ao nosso trabalho, uma delas ex-bulímica e anoréxica e outra ovolactovegetariana. Isto porque perceberam que para se manterem saudáveis necessitavam de planos nutricionais adequados à sua condição. Saúde é sem dúvida a palavra chave, a palavra de ordem quando falamos em mudar hábitos alimentares . A meu ver, a procura de uma consulta, o querer fazer dieta, acima de tudo tem que estar ligado à palavra SAÚDE e manutenção de um estilo de vida saudável. É claro que a parte estética é importante e até considero que seja uma boa motivação para o tratamento correr bem, mas não é o fundamental. Como diz a minha professora de Patologia "A alimentação saudável é o medicamento que tomamos todos os dias" e é isto que tem que entrar na cabeça de meio mundo. Definitivamente é preciso mudar mentalidades...
7 comentários:
Tão verdade. Dieta ou alimentação saudável parece que são sinónimos de querer emagrecer.
AS pessoas acham que nutricionistas só servem pa fazer planos para emagrecer e ponto. Infelizmente é mesmo assim
É verdade, por acaso tenho sempre em conta que na procura de um nutricionista é para ter uma alimentação melhor e não para emagrecer :) *
LOL como eu te entendo!
Tenho uma amiga no mesmo curso e ela queixa-se imenso disso.
E até eu no curso de Psicologia chateia-me qndo as pessoas falam de parvoíces começando assim: "tu que estás nesse curso deves saber que..." e depois dizem banalidades sem sentido nenhum. lol
enfim... deve acontecer com imensas pessoas de outros cursos.
Tem paciência, respira fundo e conta até 10! ;)
bjnhs e bom fim de semana,
Lu
http://sillywackytrue.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/sillywackytrue1
palminhas :)
Se é... e não só a nível de saúde, alimentação, como a forma de estar, viver e em relação à consciência e entre-ajuda não só pelos humanos mas, também pelos animais ;)
adorei teu blog
Enviar um comentário